Biocombustível é aquele que não possui origem fóssil. Para a produção deste, podem se usar uma ou mais plantas. A produção comercial de biocombustível é determinada por produtos agrícolas, como por exemplo, a cana-de-açúcar, mamona, soja, dentre outros.
Existem vários tipos de biocombustível, dentre eles os mais importantes e ativos na sociedade são o etanol ou bioetanol e o biodiesel.
- Etanol ou bioetanol
O avanço da tecnologia e da ciência nos últimos anos permitiu encontrar-se uma forma diferente para a produção do álcool. Antigamente, o caldo de vegetais que possuem açúcar, como por exemplo, a cana-de-açúcar, era fermentado, transformando-se em álcool. Com esse avanço, as tecnologias deixaram de usar os açucares simples contidos na seiva dos vegetais e passaram a degradar a celulose contida no bagaço da planta.
No caso da cana-de-açúcar, 1/3 da glicose contida na planta encontra-se no caldo e 2/3 encontram-se no bagaço e nas palhas, sendo esses polissacarídeos, ao invés dos monossacarídeos encontrados no caldo. Conclui-se que a maior parte da glicose é encontrada na celulose do vegetal que, posteriormente, é degradada e transformada em etanol.
Para a degradação da celulose são utilizados dois processos: A hidrólise e a fermentação. A hidrólise fundamenta-se no processo de quebra da celulose em partículas menores, os monossacarídeos, tornando-as solúveis e passíveis para a transformação em etanol através de microorganismos. A fermentação seria a transformação dos açucares simples em etanol. Ela é feita por bactérias e leveduras que, após a quebra da glicose, transformam-a em etanol.
O Brasil, nos dias de hoje, é o maior produtor de etanol no mundo. A matéria-prima para a produção de etanol no Brasil é a cana-de-açúcar. Também está se tornando comum o uso das sobras do processo de produção do etanol para a produção de energia elétrica.
- Biodiesel
Biodiesel refere-se ao diesel que provém de óleos vegetais ou gordura animal. É um combustível renovável e biodegradável, sendo esse o motivo para o incentivo à produção de biodiesel.
Produção de biodiesel através do óleo de cozinha usado |
O biodiesel só pode ser usado em automóveis movidos a diesel, por isso é considerado um substituto do diesel.
Para a produção de biodiesel, o óleo é retirado da planta, por exemplo, e misturado com álcool. Depois ele é estimulado por um catalisador. Esse catalisador é usado para gerar um reação química entre o óleo e o álcool. Depois, o produto dessa reação é separado da glicerina presente nela, que é usada na produção de sabonetes. Após essa separação, o óleo é filtrado. O óleo retirado da soja e do girassol, por exemplo, são usados para a produção de biodiesel.
O biodiesel é classificado de acordo com a quantidade de soluto numa solução de biodiesel e diesel proveniente do petróleo. Por exemplo: O biodiesel B2 é constituído por 2% de biodiesel e 98% de diesel, assim como o B5 e o B20, produzidos por 5% de biodiesel e 20% de biodiesel em cada solução, respectivamente.
A cada dia as pesquisas para a produção de um biodiesel puro, B100, evoluem, tendo que um dia o biodiesel será 100% vegetal, causando menos impacto ambiental.
Abaixo, um vídeo sobre a produção do biocombustível etanol no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário