sexta-feira, 18 de março de 2011

O que se pode concluir do uso de biocombustíveis?

     Como abordado em todo o blog, é possível dizer que os biocombustíveis, apesar das críticas, são usados exclusivamente para a preservação do meio ambiente, ou seja, apesar de ameaçarem consequências ruins à sociedade, o objetivo deles é unicamente benéfico. Através deles, podemos começar a pensar em um futuro melhor em relação a emissão de gases estufa na atmosfera.
     O uso de bicombustíveis, quanto maior for, melhor será para a preservação não só do meio ambiente, mas também do petróleo, que é uma fonte que se renova apenas em milhões de anos. Em questão de pouco tempo, teremos os biocombustíveis como principal fonte de energia.
     Neles, podemos enxergar o futuro.

terça-feira, 15 de março de 2011

Vantagens e desvantagens do uso e produção do biodiesel

     O biodiesel, um dos mais importantes e mais produzidos atualmente, apesar de trazer inúmeras vantagens, também apresenta desvantagens:
  • Vantagens
  1. Impacto ambiental diminuído.
  2. Para a produção do biocombustível, as empresas necessitam de funcionários, gerando muitos empregos.
  3. Substitui o diesel derivado do petróleo nos motores sem necessidade de ajustes.
  4. É uma fonte renovável.
  • Desvantagens
  1. Alto custo.
  2. No Brasil e também na Ásia, as plantações de alguns produtos que tem função fundamental para a produção do biodiesel estão invadindo florestas tropicais, que possuem importantes bolsões de biodiversidade. Embora no Brasil essas lavouras não sejam voltadas para a produção do biodiesel, essa deve ser uma preocupação considerada.

Biocombustíveis X Produção alimentícia

     O etanol, biocombustível mais produzido no Brasil, tendo nosso país como o maior produtor deste biocombustível no mundo, apesar de trazer benefícios ao meio ambiente, está sendo altamente criticado por ONGs e pessoas influentes Brasil afora.
     Segundo as críticas, a produção em grande escala de cana-de-açúcar e outros vegetais para a produção de etanol interfere na questão da produção alimentícia, onde o espaço determinado para a produção de alimentos seria trocado para a produção de etanol. Segundo o relator especial da ONU para o direito à alimentação, Jean Ziegler, a produção em grande escala de biocombustíveis representa um "crime contra a humanidade", pois afeta diretamente o preço dos produtos alimentícios. Porém, esse fato designado por Ziegler não está tão interligado com o Brasil, sendo o maior produtor de etanol do mundo, e sim com os Estados Unidos, que voltaram a produção de milho para a produção de etanol. Esse fato acarreta o preço dos alimentos pois, sendo os Estados Unidos o maior produtor de milho do mundo, a demanda por este produto aumentou, aumentando também o preço. Sendo o milho usado para a produção de rações para animais, como o boi, o preço da carne também aumentou. Porém, o aumento do preço dos alimentos não está só relacionado com a produção de etanol, tendo em vista que hoje em dia as pessoas passam menos fome que antigamente, ou seja, a demanda por alimento aumentou em relação ao passado.
     As ONGs, em oposição a preocupação com o aumento dos preços dos produtos alimentícios, se preocupam com a expansão das lavouras no Brasil para a produção do biocombustível. Segundo elas, para aumentar a produção da cana-de-açúcar seria necessário também aumentar a área de plantio e, com o tempo, tornando-se restritas as áreas para expansão do plantio, os produtores começariam a derrubar a floresta amazônica para o produção da cana-de-açúcar. Essa questão é inviável por duas razões: a cana-de-açúcar não sobreviveria nas condições ambientais da amazônia; para aumentar a produção não necessariamente precisa-se aumentar a área de plantio. Com a tecnologia existente hoje é possível produzir mais em menos área.
     Contudo, a produção de etanol dificilmente pode prejudicar a produção alimentícia, tendo em vista que atualmente o mundo mais produz alimentos do que consome. Além disso, o Brasil não está se excedendo no plantio da cana-de-açúcar: no Brasil, para a produção do vegetal, existem 90 milhões de hectares disponíveis, dos quais somente 7,2 milhões são utilizados para a produção de cana-de-açúcar, sendo metade desse número voltado para a produção de açúcar.

Tipos de biocombustível

     Biocombustível é aquele que não possui origem fóssil. Para a produção deste, podem se usar uma ou mais plantas. A produção comercial de biocombustível é determinada por produtos agrícolas, como por exemplo, a cana-de-açúcar, mamona, soja, dentre outros.
     Existem vários tipos de biocombustível, dentre eles os mais importantes e ativos na sociedade são o etanol ou bioetanol e o biodiesel.
  • Etanol ou bioetanol 
     O avanço da tecnologia e da ciência nos últimos anos permitiu encontrar-se uma forma diferente para a produção do álcool. Antigamente, o caldo de vegetais que possuem açúcar, como por exemplo, a cana-de-açúcar, era fermentado, transformando-se em álcool. Com esse avanço, as tecnologias deixaram de usar os açucares simples contidos na seiva dos vegetais e passaram a degradar a celulose contida no bagaço da planta. 
     No caso da cana-de-açúcar, 1/3 da glicose contida na planta encontra-se no caldo e 2/3 encontram-se no bagaço e nas palhas, sendo esses polissacarídeos, ao invés dos monossacarídeos encontrados no caldo. Conclui-se que a maior parte da glicose é encontrada na celulose do vegetal que, posteriormente, é degradada e transformada em etanol.
     Para a degradação da celulose são utilizados dois processos: A hidrólise e a fermentação. A hidrólise fundamenta-se no processo de quebra da celulose em partículas menores, os monossacarídeos, tornando-as solúveis e passíveis para a transformação em etanol através de microorganismos. A fermentação seria a transformação dos açucares simples em etanol. Ela é feita por bactérias e leveduras que, após a quebra da glicose, transformam-a em etanol.
     O Brasil, nos dias de hoje, é o maior produtor de etanol no mundo. A matéria-prima para a produção de etanol no Brasil é a cana-de-açúcar. Também está se tornando comum o uso das sobras do processo de produção do etanol para a produção de energia elétrica.
  • Biodiesel 
     Biodiesel refere-se ao diesel que provém de óleos vegetais ou gordura animal. É um combustível renovável e biodegradável, sendo esse o motivo para o incentivo à produção de biodiesel. 
Produção de biodiesel através do óleo de cozinha usado




     O biodiesel só pode ser usado em automóveis movidos a diesel, por isso é considerado um substituto do diesel.
     Para a produção de biodiesel, o óleo é retirado da planta, por exemplo, e misturado com álcool. Depois ele é estimulado por um catalisador. Esse catalisador é usado para gerar um reação química entre o óleo e o álcool. Depois, o produto dessa reação é separado da glicerina presente nela, que é usada na produção de sabonetes. Após essa separação, o óleo é filtrado. O óleo retirado da soja e do girassol, por exemplo, são usados para a produção de biodiesel.
     O biodiesel é classificado de acordo com a quantidade de soluto numa solução de biodiesel e diesel proveniente do petróleo. Por exemplo: O biodiesel B2 é constituído por 2% de biodiesel e 98% de diesel, assim como o B5 e o B20, produzidos por 5% de biodiesel e 20% de biodiesel em cada solução, respectivamente. 
     A cada dia as pesquisas para a produção de um biodiesel puro, B100, evoluem, tendo que um dia o biodiesel será 100% vegetal, causando menos impacto ambiental.
     Abaixo, um vídeo sobre a produção do biocombustível etanol no Brasil.
   



 

segunda-feira, 14 de março de 2011

O biocombustível

     A maioria das pessoas já ouviu falar em biocombustíveis, no entanto, não sabem de sua grande importância na atualidade. A fonte de energia renovável, como o próprio nome já diz, tem origem de produtos animais e vegetais, como cana-de-açúcar, mamona, milho, soja, excrementos animais, mandioca, entre outros. Este meio de produção pode ser classificado como um meio alternativo de energia em comparação aos combustíveis fósseis que por sua vez são finitos. O biocombustível avança gradativamente, acreditando que possa ter cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
     Hoje em dia, a produção de cana-de-açúcar no Brasil voltada para a produção de biocombustíveis aumenta muito, tendo o Brasil como grande produtor de biocombustíveis no mundo.

domingo, 6 de março de 2011

Porque escolher esse tema?



     O mundo em que vivemos está entrando em um chamado "colapso ambiental". A queima diária de combustíveis fósseis em todo o mundo está acabando com a camada de ozônio, acarretando no aquecimento global. Com o aquecimento, o nível da água do mar está aumentando, em função do derretimento das calotas polares, ocorrendo a extinção de espécies que vivem nesse meio.
     Em meio desses e de outros acontecimentos ambientais, creio que os biocombustíveis são uma das soluções para a prevenção do aquecimento global, visto que o mundo chegou a um estado tão crítico que não retornará a ser como era antes.
     Sendo assim, abordar este assunto é muito importante, não só à preservação do meio ambiente, mas também ao desenvolvimento da sociedade e como o meio ambiente é visto por ela.
     Abaixo, pesquisadores da Petrobras abordam o tema de biocombustíveis e como eles podem ser uma opção muito recomendada.