quinta-feira, 19 de maio de 2011

Crítica e benefícios: biocombustíveis

Monocultura da cana-de-açúcar em Ribeirão Preto - SP
     Os biocombustíveis, apesar de trazerem mais benefícios do que prejuízos, também possuem suas peculiaridades, que, com avanço da tecnologia e da sociedade, poderam sumir com o tempo. Uma importante peculiaridade a ser proposta é o fato de que os biocombustíveis dependem de processos que tem um custo relativamente alto, dificultando em curto prazo o implante da energia alternativa no mercado. Além disso, hoje em dia os biocombustíveis ainda não são totalmente puros, fazendo com que ainda tragam certo impacto ambiental. Um exemplo disso é biodiesel, que é uma mistura entre o diesel natural e o diesel da biomassa, onde essa mistura apresenta, na maioria, apenas 20% de diesel vindo da biomassa (B20). Apesar disso, como citado no início, o avanço da tecnologia e da sociedade propiciarão a existência de um biodiesel puro (B100), que praticamente não trará impactos ambientais. Outra crítica relacionada aos biocombustíveis no Brasil seria o fato da monocultura da cana-de-açúcar para a produção do bioetanol, onde muitos latifundiários estão deixando de plantar grãos essenciais à indústria alimentícia para plantar cana-de-açúcar, favorecendo o lucro e até a destruição de biomas.
     Na minha opnião, todos as críticas relacionadas aos biocombustíveis são irrevelantes quando se comparam com os benefícios que eles trazem, principalmente tendo em vista que eles são a alternativa para a energia vinda de fontes não-renováveis, ou seja, eles são a solução para os problemas ambientais que ocorrem no mundo hoje. Além do benefício ambiental que eles trazem, outro a ser mencionado seria o fato de que a inserção deles no mercado, a não ser pelo fato do preço, seria fácil, pois, para o uso, não é necessário que haja reajuste no motor dos carros e máquinas. O biodiesel, por exemplo, funciona com em um motor movido a diesel do mesmo modo que o diesel comum. 
      Concluindo, os biocombustíveis, em um todo, trazem muito mais benefícios do que prejuízos, por isso, deve dar-se extrema importância a pesquisa e a evolução dos mesmos, para que, num futuro que  não sabemos quando virá, o mundo seja melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário